Home Blog Dicas A idade chega para todos, saiba mais sobre a idade e velhice dos cães

A idade chega para todos, saiba mais sobre a idade e velhice dos cães

11 min read
0
241

Caesidosos A idade chega para todos

A doberman Chelly, de 9 anos, foi a garota da capa da primeira edição da revista Universo Pet.

Os pelinhos brancos de Shila não a deixam esconder a idade. No auge de seus 17 anos – em novembro completará 18, a cadelinha pincher recebe muito  carinho e atenção dos donos.

“Todo dia ela come uma fatia de mamão papaia com cereal. No almoço, arroz integral, carne e ração”, conta a professora Luisa Garcia Ferreira, dona da cadelinha. Quando ia completar 16 anos, a pincher teve uma infecção e precisou retirar o útero e o ovário.

Luisa explica que, desde então, a Shila ficou mais quietinha. “Ela não pula mais, não brinca e está ficando cega. Não sei se a queda foi por conta da cirurgia ou pela idade”.

Assim como os humanos, os cães também passam por alterações em seu  metabolismo quando envelhecem. “Alguns donos me procuram porque o  cão mudou de comportamento. Por exemplo, com uma voltinha no  quarteirão ele já fica ofegante. Salvo as devidas proporções, a fisiologia dos cães é igual a nossa. É a mesma coisa que fazer um exame em um adolescente e em um senhor de 60 anos”, explica o veterinário Henry Kanabayashi, da Clínica Veterinária Texas.

A longevidade do cão pode variar de oito a 12 anos, dependendo da raça e porte do animal. Porém, o avanço da medicina veterinária, ampliando as opções de tratamentos e oferecendo alternativas que, até alguns anos, eram inimagináveis, está contribuindo para que o cachorro tenha uma expectativa de vida ainda maior.

“O cão não é mais visto apenas como um animal, mas sim como um membro da família. A dieta alimentar e os cuidados mudaram, assim como as idas ao veterinário se tornaram mais frequentes. Tudo isso contribui para a melhoria da qualidade de vida deles”, diz Kanabayashi.

 document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Load More Related Articles
Load More By admin
Load More In Dicas
Comments are closed.