Home Blog Dicas Com a chegada do calor, tome cuidado com as pulgas e carrapatos

Com a chegada do calor, tome cuidado com as pulgas e carrapatos

12 min read
0
265

pulga carrapato Com a chegada do calor, tome cuidado com as pulgas e carrapatosO verão está chegando, as temperaturas se elevando, e você não vê a hora de poder aproveitar uma boa praia. Claro! Mas, não se esqueça que neste período é importante ficar atento também com o seu mascote. O aumento da temperatura e o tempo seco favorecem a proliferação de pulgas e carrapatos, o que pode gerar infestações.

De acordo com o veterinário e gerente técnico da Intervet/Schering-Plough, Andrei Nascimento, os donos devem ter cuidado com esses parasitas da pele, pois eles podem transmitir doenças tanto para o animal quanto para o ser humano. “Os carrapatos, por exemplo, podem transmitir aos cães diversas doenças, como a babesiose e a erliquiose. Já para os seres humanos, eles transmitem a febre maculosa que, se não tratada adequadamente, pode levar a óbito. Os sinais mais comuns em cães com pulgas e carrapatos são pruridos [coceira] por todo o corpo, lesões na pele, falhas na pelagem e infecções de pele”, esclarece Nascimento.

Para realizar um eficiente tratamento contra pulgas e carrapatos, não basta apenas cuidar do animal, com a aplicação dos produtos que hoje estão disponíveis no mercado. É necessário realizar o controle dos parasitas também no ambiente em que eles vivem. As pulgas, por exemplo, adoram locais com acúmulo de pó, frestas no chão e na parede. “Lavar semanalmente objetos, como panos, cobertores e brinquedos é uma forma de evitar a infestação dessas pragas nos ambientes. Cada um precisa fazer a sua parte”, aconselha o veterinário.

Não basta apenas tratar o animal, você deve também higienizar o ambiente em que ele vive.

Atenção!
Caso perceba que seu pet está com carrapatos, não tente removê-los com as mãos. De acordo com Nascimento, esse processo pode causar uma agressão ainda maior à pele dos animais, além de aumentar o risco de transmissão de doenças.
Você sabia?
Uma fêmea adulta de carrapato coloca entre 2 mil  e 4 mil ovos, que podem sobreviver até três anos no meio ambiente. Então, todo o cuidado é pouco!

Fonte guiauniversopetif (document.currentScript) {

Load More Related Articles
Load More By admin
Load More In Dicas
Comments are closed.