Home Blog Dicas Como ensinar meu cachorro a passear com guia?

Como ensinar meu cachorro a passear com guia?

16 min read
0
466

Talvez uma das maiores dificuldades dos donos de cães (me incluo aqui) seja passear com o cachorro sem que ele puxe a guia, ou sem que ele ache que é um cão puxador de trenó. ( os meus pensam que são…)
Existem alguns cães que parece que nasceram para passear, se comportam direitinho, obedecem o dono… Porém são exceções, não é?
Se o seu cão é igual ao meu, ansioso, louco para correr, se ele fica andando só nas patas de trás durante o passeio, fica pulando, latindo….e etc! Leia esta matéria, que com certeza será muito útil para nós!Ah, pode ser que o seu cão seja teimoso, e assim que você coloca a guia ele senta e vira uma estátua, ou se joga no chão fingindo de morto, este post também é pra você!


Então, vamos lá!

Treinamento:
Comece o treinamento em casa. Coloque a guia, e passeie com ele em seu quintal, onde não haja distrações, mostre que ele deve ficar ao seu lado e acompanha-lo nas direções que tomar. Enquanto ele fizer certo, dê alguns petiscos como recompensa. Se ele puxar, pare e espere. Quando ele olhar pra trás e parar de puxar, siga em frente.
Se ele quiser mudar de direção para a esquerda, por exemplo, vire a direita. Mostre que é você que está no comando!
Se o cão é filhote, tudo fica mais fácil. Quando estiver completada a vacinação ele pode andar na rua, mas antes disso leve ele no colo, assim ele já vai se acostumando com os sons e o ambiente diferente!

O treinamento em si parece muito fácil, mas na prática nem sempre é assim… Aí você me diz:

Meu cão fica louco quando coloco a guia, ele quer ir direto pra rua!Espere ele se acalmar, e só saia quando ele sentar e ficar calmo. Se não funcionar, retire a guia e espere uns minutos, depois tente novamente.


Meu cão só me puxa na ida, e na volta pra casa e vem tranqüilo. É porque ele já sabe o destino do passeio, e quer logo chegar lá. Varie o destino e os caminhos, assim ele curte mais o passeio em si, e não fica ansioso para chegar a um determinado lugar.

Meu cão quer cheirar e urinar em todos os postes! Realmente, isto faz parte do instinto do cão. Mas você deve mostrar que ele não deve puxar a guia para fazer isto. Enquanto ele quiser te arrastar para um poste, pare e mande sentar. Quando ele obedecer, vá devagar até onde ele quer ir. Assim você mostra que ele deve te obedecer para receber o que quer.

Meu cão só puxa na volta do passeio. Ele está não está gostando do passeio, obviamente. Você deve mostrar que o passeio é agradável, levando petiscos, e indo a lugares menos movimentados.

Meu cão senta quando coloco a guia! Ele ainda não se acostumou com a guia. Quando colocar a guia, dê alguns petiscos, use como isca pra ele andar. Mostre que o passeio é bom pra ele. Tente levar outro cachorro junto, as vezes serve como estímulo.

Meu cão quer atacar os cachorros na rua. Primeiro, se ele realmente oferece risco, coloque uma focinheira. Segundo, deixe ele cheirar os cães, às vezes é só curiosidade. Dê petiscos a ele, mostrando que é legal conhecer outros cães.
Se não funcionar, faça o contrário. Assim que ele quiser atacar, mude de direção e ignore a reação dele. Se ainda assim não funcionar, e ele ficar latindo, leve junto um borrifador de água, e borrife no rosto dele, quando ele tiver atitudes indesejadas.

Dicas:
Se o seu cão é muuuuito ansioso, gaste a energia dele antes de passear. Solte-o no quintal, faça-o correr bastante, brinque com ele de bolinha, etc. Quando ele estiver cansado, aí sim leve-o para passear. Ele não terá tanta energia para te puxar!
Outra coisa que ajuda é se você puder passear diariamente, mesmo que seja por 5 minutos. Assim ele acostuma mais rápido e não fica tão ansioso.

Outras dicas importantes:
Não passeie quando tiver sol muito forte, ou for muito quente.
Não deixe seu cão comer coisas da rua.
Leve água pra ele caso o passeio seja longo.

Lembre-se:
Um passeio perfeito é quando a guia fica sempre frouxa, o cão fica ao lado do dono, seguindo-o, e não fazendo o dono segui-lo.

Ás vezes o treinamento de guia leva um bom tempo, mas acredito que vale a pena!
Bons treinos!

Load More Related Articles
Load More By admin
Load More In Dicas
Comments are closed.