Home Blog Dicas sobre shih tzu – Saiba mais sobre o shih tzu e seus cuidados

Dicas sobre shih tzu – Saiba mais sobre o shih tzu e seus cuidados

20 min read
0
928

Temperamento

Aqui estao algumas “regras gerais” sobre o comportamento do shih tzu. Nao esqueca que caes sao seres vivos e cada um tem sua propria personalidade, mesmo que seja da mesma raca. Entao nem todo shih tzu vai ser a copia fiel do que voce vai ler aqui. Lembrando: se voce for comprar um shih tzu, explique pro criador o que voce espera do seu shih tzu em termos de temperamento. Assim voce nao terah surpresas desagradaveis.
Agora que voce jah estah avisado(a), continuemos!:)
Famoso por ser “bom de colo”, o Shih Tzu é um cão de companhia e gosta de estar onde tem gente. Sua marca registrada é seu caráter: afetuoso, extrovertido e brincalhão. Além da pelagem, claro! É um cão que facilmente se “molda” ao dono. Mas tem personalidade forte, e por isso requer um adestramento firme, consistente e paciente. Você precisa mostrar “quem é que manda”, mas sem ser agressivo (nunca seja agressivo) ou perder o controle. O adestramento de obediência deve ser iniciado o quanto antes, já que um Shih Tzu mal acostumado na infância normalmente será um cachorro muito mimado quando adulto.
Gosta de crianças e é paciente com elas.
Não há muita diferença entre o macho e a fêmea. Porém é comum donos relatarem que os machos, quando castrados, são até mais amáveis do que as fêmeas, sendo excelentes para pet terapia (assunto tratado mais adiante). Além disso, os machos castrados aprendem a usar o banheiro mais rápido, e aprendem mais rápido em geral.
Mas nao se esqueca que, muito mais importante do que escolher sexo ou cor do seu shih tzu, eh conversar com o criador e expor-lhe que temperamento voce espera do seu caozinho, para que ele(a) possa lhe ajudar a fazer a melhor escolha.
Não é um cão de um dono só. Gosta de todos os tipos de pessoas, de todas as idades. O Shih Tzu se dá bem com outros animais, sejam cães ou gatos.
Late pouco, geralmente pra avisar que tem alguém na porta. Alguns nem pra isso latem, sendo um cão geralmente silencioso.
Não é um cão muito ativo, embora precise de exercícios diários. Costuma ser amigo de outros animais, crianças e até de estranhos; mesmo assim procure socializá-lo.
Não é possivel afirmar que exista uma raça perfeita para todo e qualquer tipo de pessoa, pois todos somos diferentes e desejamos ter caes com diferentes caracteristicas. Mas o Shih Tzu talvez seja a raça mais proxima disso, pois se adapta facilmente a pessoas e situações diferentes.
De maneira alguma um Shih Tzu deve viver preso no quintal. Nunca, em hipótese alguma! Nem um cachorro deveria, muito menos um cão de companhia que não se dá bem no calor.

– Devo ter um shih tzu?

a. O filhote sempre vai precisar de atenção especial, de ensinamento para aprender os hábitos necessários, de carinho e firmeza no adestramento básico. Só assim será um adulto como queremos. Nenhum cãozinho é capaz de adivinhar o que esperamos dele.

b. Se todas as pessoas concordarem em agir do mesmo modo convencionado durante a fase de adaptação do novo habitante da casa, o período de educação básica, adaptação e treinamento do animalzinho será mais breve. Ele aprenderá as regras da família com mais facilidade.

c. Um cão geralmente requer modificação de alguns hábitos. Com quem você vai deixar o cãozinho quando viajar? E se você tiver que passar um dia inteiro fora, quem vai alimentá-lo?

d. Um cão demanda custos adicionais no orçamento mensal familiar – ração, cuidados estéticos, cuidados veterinários…

e. Um novo habitante na casa exigirá um local “dele” -onde possa ficar quando quiser-, um enxoval e cuidados higiênicos (sempre temos que acabar limpando um xixi ou cocô em local impróprio, principalmente antes dos primeiros seis meses de vida…).

f. Você tem tempo (e paciência) de escovar seu cãozinho todos os dias? Dar banhos semanais, e secar com secador? Levá-lo para passear diariamente por 15 minutos?

g. Quem vai limpar a sujeira dele quando ele fizer no lugar errado?

h. Você tem disciplina para cumprir todas essa tarefas? Um Shih Tzu que não é escovado diariamente pode ficar com nós enormes!

i. Um shih tzu vive em média 12 anos, mas não é raro ver um Shih Tzu com mais de 15. Logo, a compra de um cãozinho não deve ser uma decisão de momento, mas deve ser cuidadosamente pensada.

j. Shih Tzus podem ter alguma semelhança com Lhasa Apsos, mas definitivamente não são Lhasa Apsos! Shih Tzus são menores e tem um focinho mais curto. Além do que não são tão independentes como o Lhasa. Shih Tzus se adaptam bem a mudanças e a pessoas estranhas, coisas que os Lhasas geralmente não gostam. O pêlo do Shih Tzu requer maior atenção do que o do Lhasa Apso. Enquanto um Lhasa pode ser escovado “apenas” 3 vezes por semana, um Shih Tzu deve ser escovado todos os dias (se estiver com pêlo longo). Não compre um Shih Tzu porque o pet shop não tinha mais Lhasa Apsos!

k. Não, seu filho(a) não vai cuidar do cãozinho! Todos nós sabemos que, quando querem algo, os pequenos fazem mil promessas, mas na hora de cuidar… a historia eh outra. Além disso, tarefas como dar banho, cortar as unhas e limpar as orelhas são coisas que precisam ser feitas com muita atenção. Melhor que sejam feitas por um adulto.

l. Se você quer um cachorro extremamente fácil de cuidar, que baste dar água e comida, o shih tzu não é o cachorro certo pra você. Não é que eles deem um trabalho fenomenal, mas eles precisam de muita atenção, cuidados com os olhos e ouvidos, além de escovações frequentes, se estiver com pêlo longo. Isso é bem diferente dos cães de pêlo curto, orelhas em pé e focinho longo.

 

Beleza:
Escove seu Pug pelo menos uma vez por semana, para que a pelagem fiquei sempre bonita. E não se iluda: eles soltam pêlo sim! Mas isso é apenas um detalhe frente a tantas outras qualidades..

Load More Related Articles
Load More By admin
Load More In Blog
Comments are closed.