Home Blog Hérnia Umbilical – Shih Tzu

Hérnia Umbilical – Shih Tzu

14 min read
0
6,919
Hérnia Umbilical no shih tzu

Vamos conversar um pouco sobre a hérnia umbilical em shih tzu.

Muitas pessoas já me procuraram, desesperadas  em alguns casos para conversar sobre uma bolinha que tem na barriguinha de seu filhote de shih tzu, isso nada mais é do que uma hérnia umbilical adquirida.
Essa hérnia é muito comum na raça shih tzu por ele ser um cão prognata,ou seja: hipertrofia da mandíbula para frente, provocando o desencaixe da arcada superior com a inferior.
Então na hora do parto, ela vai cortar o cordão umbilical do filhote, e pela mordedura dela não se encaixar perfeitamente, ela tende a “rasgar” demais o cordão muito perto da barriga do filhote, que acaba ficando um pouquinho prá fora.
Por isso , eu como criador, assumo a posição de cortar este cordão dando 1 cm de distância da barriguinha para que a hérnia não apareça.
Agora, tbm sou sincero em dizer que nem sempre estou presente na hora do nascimento, apesar de prever a data do parto e estar sempre controlando isso eu não sou Deus, não sei a hora exata e às vezes acontece de um ou outro filhote ficar com a hérnia. Isso é perfeitamente normal… comum de acontecer e não há nenhum problema do cão ter uma vida menos saudável por causa disso.
Geralmente essa hérnia some com aproximadamente 6 meses ou diminui quase totalmente. Uma hérnia só vai trazer problema se for enormeeee.. prá vcs terem uma noção, uma hérnia que talvez pudesse causar problemas seria do tamanho de meio limão…
Neste caso, quando o cão já for adulto, eu indico um cirurgia, que é super simples e rápida.
Mas a maior dúvida que as pessoas tem é em relação a gestação, se esta fêmea pode ou não dar cria, mas na minha opinião esse medo ocorre por que a pessoa não tem nenhuma orientação, aí ela leva no veterinário e eles fazem o maior drama quanto a isso, deixam o proprietário super inseguro, talvez por não entender do padrão e nem das características do shih tzu, eles acabam generalizando.
Então vou dar o meu relato de experiência:
“ Eu crio shih tzu a 3 anos e NUNCA tive um problema de fêmea que tenha hérnia na hora da gestação e do parto, sempre tive gestantes saudáveis, gestações saudáveis e partos tranqüilos. Eu sempre comprei cães pela genética, pela qualidade e padrão.
E até hoje quando eu compro um cão, eu nem me lembro de olhar se tem hérnia. Alguns  cães que eu comprei vieram com hérnia que sumiram com o tempo ou ficaram muito pequenas.”
O único problema da hérnia adquirida em shih tzu é a falta de informação.
Compre seu filhote num canil onde o criador seja idôneo, vc será orientado e informado corretamente.
images[5]
Uma hérnia deste tamanho não se deveria nem ser levada em consideração rsrs
Qualquer dúvida estou à disposição

document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Load More Related Articles
Load More By admin
Load More In Blog
Comments are closed.