Home Blog Dicas Proteja o cachorro contra a otite

Proteja o cachorro contra a otite

12 min read
0
243

otite2 Proteja o mascote contra a otiteO ouvido é um órgão fundamental para a comunicação. Além de ser responsável pela audição e equilíbrio, ele também atua em conjunto com as vias respiratórias. Vermelhidão da orelha, coceira persistente, odor desagradável, secreções amareladas ou marrons. Estes podem ser alguns dos sinais que indicam que algo não vai bem com o mascote.

“Muitas vezes vemos o animal com a cabeça pendente para um dos lados ou apresentando dor e desconforto no simples toque de mãos na orelha, o que também indica alguma alteração”, orienta o diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care, Dr. Marcelo Quinzani.

Um dos problemas mais comuns é a otite, uma inflamação ou infecção do canal da orelha. Diversos fatores podem levar ao desenvolvimento da doença, que estimula a proliferação do cerume, fungos e bactérias. Caso não seja tratada corretamente, a otite pode causar alterações irreversíveis no canal auditivo do animal como, por exemplo, o estreitamento, a perfuração do tímpano e encefalite decorrente da presença de bactérias.

Depois de identificada a causa do problema por meio de exames clínicos, a otite pode ser tratada com a utilização de soluções tópicas dentro do canal ou associação de solução tópica mais um anti-inflamatório e antibiótico oral. Consulte o médico veterinário de sua confiança, para que o pet tenha um melhor diagnóstico.

Como prevenir o problema

– Evite que entre água no canal auditivo, colocando algodão nas orelhas dos pets durante o banho.

– Realize exame clínico que pode identificar o conduto auditivo e a possível presença de alterações na sua anatomia ou mesmo presença de cerume e parasitas.

Higienização correta

– Um ouvido em condições normais requer limpeza a cada dois e três meses, de acordo com a quantidade de cerume acumulado.

– A higienização deve ser feita por um profissional que possui técnicas e equipamentos adequados.

– É possível fazer a limpeza doméstica, mas apenas com algodão seco e na parte externa da orelha.

– Nunca usar cotonetes ou pinças com algodão e muito menos produtos ou medicamentos sem orientação do médico veterinário.

Load More Related Articles
Load More By admin
Load More In Dicas
Comments are closed.